segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O primeiro dia de aula

O primeiro dia de aula de uma criança é caracterizado por muita ansiedade e receios. Um mundo novo e ainda desconhecido para os pequenos, e é natural que eles se sintam inseguros. Por isso o choro, a resistência, são atitudes comuns para manifestar os sentimentos, o que deixam os pais aflitos. A iniciação na escola é um ciclo natural da vida e, apesar da intensidade das emoções neste dia tão especial, é preciso passar segurança e tranquilidade para a criança.

Os Pais

Os pais têm o papel principal na transição casa-escola. Passar segurança e tranquilidade tendo o coração partido não é uma tarefa fácil. É a constatação de que seu “bebê” está crescendo, mas é fundamental para o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. Os pais devem estar confiantes e animados, e não devem ceder aos choros.

 

As Crianças

É muito natural que as crianças resistam para ir à escola, mas isso tudo é passageiro. O diálogo é sempre o melhor caminho. Conversar com seu filho sobre as atividades que ele irá fazer as novas amizades, levá-lo para comprar seu material tudo isso o ajudará a compreender melhor essa nova etapa. Muitas escolas adotam horários reduzidos para a adaptação da criança na primeira semana.
Tudo é uma questão de tempo, pouco a pouco a criança vai se acostumando com o novo universo. O importante é que todos estejam em conjunto, pais e professores, para auxiliar nessa tarefa, para que a escola seja um lugar de crescimento e também de prazer na vida da criança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário